quinta-feira, 27 de outubro de 2016

g e t - t o - k n o w | ana kraš



possivelmente já todos conhecem Ana Kraš, quer seja pelo seu trabalho enquanto designer ou pelo facto de ser namorada do músico Devendra Banhart... pois bem, aquilo que eu não sabia era que ela era a autora das famosas lanternas Bonbon. 

embora já os tivesse visto inúmeras vezes pelo Pinterest, sempre pensei que seriam peças de cerâmica, e como tal, nas minhas pesquisas a informação que me chegava nunca era coerente (pudera!). até que há um mês atrás durante um delicioso brunch no LX Factory com amigas, eis que, a propósito de um comentário acerca de uma outra artista, uma delas disse: "Leonor, se gostas desse tipo de abordagem, vais adorar o trabalho da Ana Kraš, sobretudo a colecção de lanternas dela!". curiosa como sou, apressei-me a procurar pelo site pessoal da designer e cheguei à conclusão que, os Bonbon, não só não eram potes de cerâmica, como eram da Ana, namorada do Devendra!
 
   



 
diversos exemplares de lanternas Bonbon das edições I, II e III no atelier da designer


na minha opinião, a particularidade das Bonbon (edição I, II e III) que as tornam mais interessantes é o facto de, por serem feitas à mão proporcionarem exclusividade às peças e sobretudo, por surgirem como o mote de partida perfeito para a elaboração de um espaço. a geometria simples e cores vibrantes proporcionam uma paleta cromática altamente versátil, permitindo inseri-las em praticamente todos os contextos e estilos.

embora tenha sido através das lanternas que a artista sérvia adquiriu maior visibilidade e reconhecimento, dedica-se também à criação e concepção de mobiliário vanguardista, das quais destaco a colecção de mesas "Slon" e mesas de apoio "Moon" e "Noodle" e a cadeira "Hug" e ainda à criação de peças em cerâmica e à pintura. 

 
 
 

elementos de várias colecções da artista Ana Kraš
na galeria de arte Les Gens Heureux em Copenhaga




Sem comentários:

Enviar um comentário