sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

PANTONE, a cor do ano

a PANTONE® - empresa mundialmente conhecida pelo seu sistema de cores utilizado na indústria gráfica, já apresentou sua paleta para 2016. A empresa sediada em Carlstadt, New Jersey, nos EUA, foi fundada em 1962. Inicialmente limitava-se à produção de cartões de cores para companhias de cosméticos. Hoje em dia, a empresa vai muito além disso, anualmente lança um guia de cores baseado na luminância, resultando numa série de cores e nos seus diferentes tons (claros e escuros). Por esse motivo a PANTONE tornou-se numa referência ditadora de tendências para a tecnologia digital, moda, arquitectura, design e tintas. A partir de departamentos e profissionais especializados na pesquisa de “coolhunting” são feitas análises e relatórios das cores em maior evidência para cada ano.


este ano, curiosamente, a "cor" do ano 2016 não é uma só cor, mas sim a mistura de duas. esta combinação surge para proporcionar aos consumidores alguma leveza, tranquilidade, para que possam através da cor encontrar um equilíbrio face ao stress e caos que muitos de nós vivemos nos dias de hoje. quer seja em ambientes, na moda e acessórios, rodear-nos de vibrações calmantes e de conforto promovidas pelas cores, é meio caminho para o bem-estar. 


a cor Rose-Quartz (PANTONE 13-1520) leva-me de volta à minha infância, ao algodão-doce que devorava num ápice e que me deixava com um sorriso no rosto até ao ano seguinte. é uma cor elegante, delicada e ternurenta. a cor Serenity (PANTONE 13-3919) a cor do céu... a tranquilidade de um dia de primavera... transmite uma sensação de paz e descanso que eu adoro!


pessoalmente, embora goste de ambas as cores em separado, acho que juntas são um pouco cliché e em interiores, dado que são pouco afirmativas, acho que acabariam por me cansar. no entanto são inquestionavelmente adequadas para a Primavera e fazem todo sentido no contexto e com o propósito que surgiram!

podem ainda ver aqui as restantes 8, do top 10 que a empresa sugeriu há já alguns meses, como sendo as cores da estação.

Sem comentários:

Enviar um comentário