sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

m a s t e r p i e c e s | the essential

















Fotografias da autoria de Ricardo Oliveira Alves, retiradas do site Archdaily


esta belíssima obra de arquitectura é da assinatura da dupla Aires Mateus, mais concretamente do Arqt. Manuel Aires Mateus, que não só renovou como ampliou o andar térreo de uma casa do séc. XVIII para criar esta casa em Lisboa, na Rua São Mamede ao Caldas.
o arquitecto abraçou a tarefa de modernizar o nível mais baixo desta residência, quase abandonada numa colina localizada entre o castelo medieval de São Jorge e a catedral da Sé.
 
e fê-lo de uma forma absolutamente incrível... não abdicando das características nativas da casa, o que na minha opinião é o que a torna tão única; desde a rudeza da pedra presente nas escadas e arcos que contrasta lindamente com o branco em excesso das paredes; o jogo geométrico de oposições dos vãos de passagem, a viver do contraste da rectilinearidade com o arco. os desníveis que criam os limites invisíveis entre cada divisão. a madeira, o branco e a pedra, numa que é das minhas composições preferidas, no que diz respeito aos materiais.
 
tenho algumas dificuldades em expressar o quanto adoro esta casa... o facto de ser tão despojada e desprovida do habitual 'barulho visual'... de a terem descascado ao ponto de só o essencial estar presente. o espaço é nobilizado e a simplicidade de cada elemento é majestosa, o que faz com que tudo seja valorizado individualmente.

uma obra de arquitectura e interiores cheia de personalidade.
um excelente exemplo de que muitas vezes less is more...
melhor, eu diria até que muitas vezes, "menos é tudo"


Sem comentários:

Enviar um comentário