quarta-feira, 19 de outubro de 2016

m e e t - t h e - a r t i s t | christiane spangsberg



descobri o trabalho da artista Christiane Spangsberg através do Instagram e de uma paixão que tenho por desenhos de um traço só, os one-line drawings. o que mais me fascina nesta abordagem é a possibilidade de com um traço apenas, de uma vez só, praticamente na ausência de razão e de julgamentos internos se criarem obras de arte, robustas mas super delicadas ao mesmo tempo. um bom exemplo de como a impulsividade e experimentação nos levam a lugares bonitos, sobrepondo-se aos exaustivos estudos preparatórios que muitas vezes trazem consigo alguma frustração, para quem, como ela, sempre buscou a perfeição.

a fazer lembrar os desenhos e esboços de Pablo Picasso, uma das suas inspirações... eis que o trabalho desta jovem artista dinamarquesa chamou-me a atenção pelo cariz sensual, afirmando-se através da fisionomia do corpo e do rosto humano, das curvas da mulher e da provocação, quer pelo objecto em si ou tão simplesmente pela força do traço. 
a paleta cromática dos seus desenhos não se limita exclusivamente ao preto do traço e ao branco da tela, as influências do fauvismo de Henri Matisse e Andre Derain têm sido responsáveis pela introdução da cor, de forma sólida na delimitação de planos, nos seus trabalhos mais recentes.

curioso é o facto do estúdio/atelier ser a sua casa, quarto, sala... um sotão minimalista ao "estilo nórdico" que de algum modo parece transparecer e influenciar o seu processo criativo. a notória ideia de "caos" organizado, que manifesta o dilema da busca da perfeição no imperfeito!




Fotos do sotão-estúdio retirados da conta de Instagram

recentemente, alguns dos seus trabalhos foram inseridos num projecto de interiores num restaurante trendy em Sydney na Australia, o Paddington In., pelas mãos do arquitecto de interiores George Livissianis. este restaurante foi alvo de uma renovação, na qual se destaca a selecção de desenhos da artista Christiane Spangsberg intitulada de "how strangers meet", estrategicamente colocada numa parede de tijolo na zona de refeições.


"how strangers meet"
restaurante Paddington Inn (mais fotos aqui)


Sem comentários:

Enviar um comentário